entradaO autor

Izaias é natural de Macau-RN, mas viveu quase toda sua infância e adolescência nos municípios de Pedro Velho e Montanhas, ambos no Agreste Potiguar, ele é um autêntico norte-rio-grandense, como gosta de ser chamado. Também é o criador do personagem Chico Catatau, o cabra que apronta as mais loucas aventuras na Terra, no Céu, no Purgatório e no Inferno.

Nosso escritor é teólogo, poeta, professor, conferencista sobre literatura popular brasileira e editor-chefe da Isvá Editora, (Editora especializada em publicações de cordel e que vem revelando poetas cordelistas de todo país). Izaias é um dos poucos autores de literatura de cordel (de todos os tempos) que escreve textos para crianças. O diferencial dele para alguns cordelistas contemporâneos é que nosso autor cria suas próprias personagens e enredos, enquanto os outros fazem paráfrases dos clássicos infantis da literatura universal.

Ele é autor de vários cordéis humorísticos, entre eles Confusão que deu pra Frei Damião entrar no Céu, Férias que Bin Laden passou em Natal e Alien e predador versus LAMPIÂO. Esse caboclo é um grande defensor das tradições populares do Nordeste. Seu pai (in memoria) era um excelente contador de estórias de trancoso e Izaías herdou do progenitor o jeito engraçado de contar estórias que faz dele um ótimo gracejador. Ele participa com veemência de várias feiras e bienais de livro nesse país a fora. Izaias é um incansável divulgador da cultura nordestina.

Esse cabra que teve mil e uma profissões (desde vendedor de algodão doce, passando por livreiro até técnico de informática) já residiu em mais de dezoito lugares do RN, e até em delegacias (vixe maria!). ele deixou de ser nômade quando migrou para a cidade de Parnamirim, na Grande Natal, no ano de 1997, onde se esconde até os dias de hoje e por lá ele exerce suas atividades culturais e profissionais.